No dia 31 de outubro de 2016, em Lund (Suécia), a Federação Luterana Mundial dará início à comemoração oficial do V Centenário da Reforma, onde também estará presente o papa Francisco, num gesto ecuménico de grande significado. Desde o Concílio Vaticano II, o diálogo ecuménico entre católicos e luteranos já originou várias declarações conjuntas sobre aspetos doutrinais importantes, mas agora, na passagem dos 500 anos da Reforma, esta cerimónia pretende realçar o valor da reconciliação e do perdão, ou ainda o da ação de graças. O encontro pretende ser o começo de uma caminhada conjunta, sublinhando aquilo que ambas as denominações têm em comum, e renovar os nossos corações, para que estejamos preparados para aquela transformação do olhar que conduz à conversão e encontrarmos assim, em conjunto, o caminho para a unidade numa diferença reconciliada.
Reconhece-se que a principal contribuição de Martinho Lutero, que justificam os atuais esforços ecuménicos, não está nas abordagens eclesiológicas pendentes, mas na sua intuição original sobre o evangelho da graça e da misericórdia de Deus, e o apelo que faz à conversão.