Nossa Senhora dos Remédios
Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.»
(São Lucas 1, 46-47)
História
A devoção por Nossa Senhora dos Remédios foi trazida para Portugal por religiosos franceses da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade, que estiveram em Lisboa no século XIII. Esta ordem, fundada com o objectivo de resgatar os cristãos cativos no Oriente como escravos, não dispunha de recursos financeiros para realizar o seu objectivo.
Apareceu então Nossa Senhora aos seus fundadores, São João da Mata e São Félix, entregando-lhes uma bolsa cheia de dinheiro, concedendo-lhes deste modo o “remédio” para o seu problema.
Desde então a Virgem ganhou o título de Nossa Senhora dos Remédios, tornando-se a padroeira desta ordem. Com a difusão desta devoção pela Europa, 900 mil prisioneiros foram libertados até ao século XVIII.
Festa
Em Carcavelos celebramos a sua festa no terceiro domingo do mês de outubro.
Imagem
A representação mais antiga de Nª Srª dos Remédios no mundo mostra a Virgem sentada, com o Menino no braço esquerdo e com uma bolsa de dinheiro na mão direita. A bolsa alude à aparição e ao socorro dado por Nossa Senhora a São João de Mata que estava a ser enganado pelos muçulmanos. Estes exigiam o preço duplicado por escravos já resgatados, sob ameaça de reconduzi-los em prisão. Tendo-lhe suplicado fervorosamente como Mãe do Bom Remédio, foi por Ela miraculosamente provido. Desta maneira deu “remédio” a uma grave situação.
Significado de Remédio
Na linguagem medieval, os verbos “redímere” e “remediare” e os substantivos “redémptio” e “remédium”, tinham um significado similar: redimir, resgatar, resgate, remédio (com o sentido de salvação, libertação). Isto explica porque, nos escritos dos séculos XVI-XVII, se dão à padroeira os três títulos: “do Remédio”, “do Resgate”, “da Libertação”.
A iconografia mais antiga mostra Nossa Senhora com a mão direita estendida, como quem oferece algo, enquanto a esquerda segura o Menino, fonte de poder contra todos os males. É esta postura física que podemos observar na imagem da padroeira na nossa paróquia.