YOUCAT é uma abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem). Trata-se de um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, com muitas imagens e textos complementares, sendo que a sua a estrutura básica é semelhante à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.
Estruturado em perguntas e respostas, o livro é dividido em quatro partes. A primeira, “Em que cremos”, fala sobre a Bíblia, a Criação, a fé. A segunda, “Como celebramos”, aborda os vários mistérios da Igreja, os sete sacramentos, explica a estrutura do ano litúrgico, etc. A terceira, “A vida em Cristo”, apresenta as virtudes, os dez mandamentos – e tudo o que se relaciona a eles -, questões importantes como o aborto, os direitos humanos, e demais temas. A última, “Como devemos orar”, explica a importância da oração, o porquê de se rezar, o que é o terço, como rezá-lo, e assim por diante.
Foi examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé e goza do apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid e será lançado simultaneamente em 10 línguas diferentes. O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio no qual recomenda fortemente a leitura do Catecismo e a versão portuguesa conta ainda com posfácio do Cardeal-Patriarca D. José Policarpo. Os direitos de autor da publicação do YOUCAT serão atribuídos a projectos de evangelização da juventude